Predicados: Como lidar?

01/03/2012 17:38

 

E aí, gente? Você é daqueles que nunca conseguiu entender o que é um predicado e, pior ainda, classifica-lo em verbal, nominal e tudo mais? Fique tranquilo porque agora vamos explica-los a fim de simplificar um conceito que, muitas vezes, parece ser complexo.

 

Antes de tudo, o que é o predicado? Muitos afirmam que ele é “o que sobra da oração quando se tira o sujeito” (como na oração “O menino comeu o bolo”, temos somente sujeito e predicado, que realmente é “o que sobra”). OK, essa definição, na prática, funciona. Mas uma definição mais formal sempre levará em consideração o verbo (note que o predicado seria "comeu o bolo"). A melhor definição seria:

 

Predicado
Sintagma que contém o verbo

 

Note que o conceito de predicado sempre está envolvido com o verbo e é justamente ele um dos fatores que vai determinar qual sua classificação, sendo, praticamente, duas:

 

 

Predicado Verbal – “O menino comeu o bolo”
O núcleo do predicado será um Verbo Nocional (que indica ação)

 

Note que o verbo acima (comeu) indica ação. Sempre que um predicado tiver um verbo que indica alguma ação, será considerado verbal, pois este será o seu núcleo.

 

 

Predicado Nominal – “O menino está feliz
O núcleo do predicado é uma característica/estado de um nome (predicativo)

Repare que, diferentemente do predicado verbal, o núcleo passou a ser a palavra “feliz”, que indica um estado do sujeito. Sempre quando o núcleo do predicado for um estado/característica, esse será nominal.

Para facilitar a identificação de um predicado puramente nominal, note que seu verbo será sempre um verbo de ligação. Não lembra qual o conceito? Veja em https://ivanperina.webnode.com/news/transitividades-verbais/

 

Uma outra reflexão válida a ser feita, para deixar mais claro ainda a diferença, é analisar as duas frases seguintes:

A mulher engordou Predicado Verbal
A mulher ficou gorda Predicado Nominal

 

Conseguiram notar a diferença e porque cada um é classificado de uma forma? Repare que, no priemiro caso, temos um verbo nocional, diferentemente do segundo verbo, um de ligação. Mais importante do que isso: no primeiro caso, não temos uma qualidade associada, enquanto, no segundo, temos (gorda). São esses fatores que se levam em consideração para diferenciá-los.

 

 

Por fim, falta um último tipo de predicado, que é a junção dos anteriores, o Verbo-Nominal.

 

Predicado Verbo-Nominal – “O menino comeu o bolo feliz
Possui dois núcleos, um deles sendo um verbo que indica ação e outro sendo um estado/característica.

Viu que nesse caso temos os dois exemplos anteriores? Esse tipo de predicado possui dois núcleos, tanto o verbo que indica ação, quanto o estado associado ao sujeito.

 

Ficou claro o conceito? Qualquer dúvida, mande um e-mail.
Um beijo no s2 e até a próxima.

Ivan Perina, Professor de Língua Portuguesa, Graduando em Letras pela UNICAMP