Período Simples Geral

01/03/2012 13:50

 

1 – A costura da avó no vestido ficou realmente linda

a)      Classifique sujeito, predicado e indique núcleo do sujeito.

Sujeito (A costura da avó no vestido) – Simples
Núcleo – Costura
Predicado (ficou realmente linda) - Nominal

b)      Indique quais dos termos podem ser considerados adjuntos adnominais, complementos nominais e adjuntos adverbiais. Justifique sua escolha.

Adjuntos Adnominais: A (pois se liga ao substantivo costura, além de ser um artigo) e “da avó” (pois indica quem é agente de “costurar”). Note que “linda” não é, uma vez que não está próximo ao termo que se relaciona (costura), além de estar sendo relacionada por um verbo de ligação, sendo assim, considerada predicativo do sujeito.

 

 

2 – Considere a seguinte oração: Na noite de ontem, foi procurada pela mãe a filha.

a)      Classifique o sujeito e predicado.
Sujeito (a filha) – Paciente
Predicado (foi procurada pela mãe) - Verbal

b)      Faça uma paráfrase dessa oração, transformando a locução verbal “foi procurada” em apenas um verbo.
Na noite de ontem, a mãe procurou a filha

3 – Leia com atenção a tirinha abaixo
Descrição: D:\403779_267167266682639_230127147053318_692513_2109273449_n.jpg

a)      A tirinha acima foi escrita na linguagem coloquial, fator esse explicitado por algumas inadequações à norma culta. Cite uma delas e diga qual seria a maneira correta de se escrever.
Poderia ser citado o fato de a mãe ter dito “vai no mercado”, uma vez que o mais adequado seria ir AO mercado, ou nenhum voco ter sido por vírgula.

b)      Qual fator possibilitou a dupla interpretação da fala da mãe? Faça uma paráfrase, deixando claro o que o filho entendeu.

Pode-se atribuir a dupla interpretação ao fato do filho ter entendido que “água e sal”, que originalmente era um adjunto adnominal de “bolacha”, era na verdade dois outros objetos diretos de “comprar” (compre bolacha, compre água e compre sal). Parafraseando no entendimento do filho, teríamos “Compre bolacha, água e sal”, uma vez que a vírgula e a conjunção “e” separam elementos de mesma função sintática, no caso, Objeto Direto.

 

4 – Leia os períodos abaixo:
“A turista deixou a praia suja”
“A turista deixou a praia lindamente”

Essas frases possuem mais de um sentido possível? Justifique do ponto de vista sintático (relação entre as palavras) e semântico (relações de sentido)

A primeira frase sim. Pode-se entender que a turista deixou a praia que é suja (sendo “suja” adjunto adnominal de “praia”), praia que estava suja momentaneamente (nesse caso, sendo predicativo do objeto) ou que a turista estava suja ao deixar a praia (sendo “suja” predicativo do sujeito de “turista”).
Já a segunda frase não, uma vez que lindamente é um adjunto adverbial de deixou, não podendo se relacionar a nenhum outro termo se não o verbo e deixando apenas um sentido possível.

 

5 – “Ontem minhas realmente belas filhas não comeram dois terços de seu lanche”

                No período supracitado, quais termos são considerados adjuntos adnominais e adjuntos adverbiais? Justifique e dê sua classificação morfológica.

                Os adjuntos adnominais seriam: minhas e belas (um pronome possessivo e um adjetivo que se relacionam ao substantivo “filhas”); dois terços e seu (numeral e pronome possessivo que se relacionam ao substantivo “lanche”). Já os adjuntos adverbiais são os advérbios “realmente” (que se relaciona ao adjetivo “belas”) e “não” (que se relaciona ao verbo “comeram”).

                6 – Considere o conjunto de orações:
                I – A criança fala
                II – A criança fala francês
                III – A criança fala de futebol
                IV – A criança falou isso para a mãe

                Qual a transitividade do verbo falar em cada um dos casos? Justifique.

                No primeiro caso, temos o verbo “falar” sendo intransitivo, uma vez que não apresenta complemento. Na segunda, ele é transitivo direto, pois é complementado pelo Objeto Direto “francês”, diferentemente do terceiro caso, no qual é transitivo indireto (pois o complemento rege preposição, ao contrário do que acontece na segunda). Por fim, na quarta oração, o verbo é transitivo direto e indireto, pois possui tanto objeto direto (“isso”, que não rege preposição)  e indireto (“para a mãe”, que rege preposição).